Arquidiocese une esporte e oração através de campeonato de futsal

11:26

Ajudar a formar hábitos para manter o bem estar, a saúde física e espiritual e evangelizar através do esporte. Estes são alguns dos objetivos da recém criada Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ideia foi de alguns seminaristas durante viagem à Juazeiro do Norte (CE). O sonho já começa a ganhar status de realidade. No próximo dia 7 de julho, o grupo promove a 1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino.
A competição será realizada no Colégio Marista São Luís, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Participarão 20 times composto por jovens das paróquias que compõem a arquidiocese.
A programação terá início às 7h com a celebração da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. O religioso também dará o pontapé inicial da partida. “É uma ideia muito interessante e bonita. Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressalta o religioso.
A Pastoral do Esporte é uma fato novo. Ela existe em poucas dioceses e paróquias do Brasil. A referência no país é o grupo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Nova Imagem
Um dos fundadores da Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife, o seminarista Elvis Caio, destaca o caráter evangelizador e educativo do projeto. “Além de resgatar o valor da oração na vida dos jovens, queremos transmitir conhecimentos, disciplina e integração entre os jovens”, disse. Os seminaristas prometem não parar no campeonato de futsal. Há planos para o futuro. O grupo pretende promover corrida e passeio ciclístico.
O campeonato também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A Pastoral do Esporte integra a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude.
Esporte e a Igreja – O papa João Paulo II foi esportista na juventude e durante seu pontificado estimulou a prática de esportes. Ele instalou na Igreja um departamento específico. O setor foi criado em 2004, às vésperas das Olimpíadas, realizada na cidade de Atenas, na Grécia. A finalidade do setor era de alavancar um processo de resgate da função do esporte na evangelização. O Pontifício Conselho para os Leigos preparou em 2005 a primeira edição do Seminário Internacional sobre o Esporte, realizado em Roma. O encontro contou com a participação de representantes de 18 países.
PROGRAMAÇÃO
7h – Santa Missa
8h – Cadastramento dos atletas
9h – Abertura dos jogos
12h – Intervalo para almoço
13h – Retorno dos Jogos
16h30 – Premiação do Campeão
1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino
Local:
 Colégio Marista São Luís
Avenida Rui Barbosa, 1104 – Graças
Dia: 7 de julho de 2013
Horário: a partir das 7h
Da Assessoria de Comunicação AOR

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images